segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

NOVENA DE SANTA LUZIA É REALIZADA NO POVOADO ENCRUZILHADAS

Cânticos
A Novena de Santa Luzia, tradicionalmente realizada no dia 13 de dezembro, aconteceu nesse sábado, 09, na Igreja de Santo Antônio (padroeiro de fato), no Povoado Encruzilhadas, Japaratuba-SE, como sempre organizada pela Família Hora e comunidade local.
Esse ano, por ocasião do aniversário da matriarca da família, as festividades tiveram início com a realização de uma missa às 16 horas, seguida dos parabéns pelos 91 anos de D. Caçula, a herdeira da tradição festiva iniciada por seus antepassados, pois, já alcançou seu pai festejando, o que legitima o costume como centenário.
Banda de Pífanos de Geração em Geração
A animação ficou por conta da Banda de Pífanos de Geração em Geração que é composta por membros da família e amigos. Com o falecimento de João da Hora em março desse ano, a composição ficou:
1. Jailson da Hora - Pífano
2. Vasso – Pífano
3. Loló – Zabumba
4. Ivanildo – Zabumba
5. Israel – Zabumba e Caixa
6. Franklin – Zabumba e Caixa
Esse ano tocou também Oliveira e Antônio Feitosa, ambos membros da Família Hora, completando assim os 8 membros com que sempre é formada.
Missa
HISTÓRICO DA TRADIÇÃO
Como é de conhecimento de todos da região, a Banda de Pífanos sempre era convidada para as novenas tradicionais da região como a de Santo Antônio em Encruzilhadas, Santa Luzia no Possão e outras no Siblade na casa de Zé Salu e de Antônio do Ouro, na Várzea-Verde na casa de D. Adília.
Contando a partir do patriarca Seu Dóia, a banda já está na quarta geração, a dos bisnetos. Geralmente, os novenários culminam com a festa do dia, onde tem os cânticos ou reza, a vena ou ato de veneração e, por último, o leilão. Dessa forma, a comunidade demonstra sua cultura e independência, pois, trata-se de um evento genuinamente comunitário.
A Novena De Santa Luzia, originalmente era realizada por outra ramificação da Família Hora, residentes no Povoado Possão, mas, devido à idade, alguns membros estão impossibilitados de festejar restando apenas à família manter viva a tradição.
Vena
A FESTA
Depois da missa, teve a apresentação da Banda de Pífanos de Geração em Geração, logo após os parabéns para a aniversariante. Em seguida os cânticos, a vena e depois o leilão. Participaram, além da comunidade local, pessoas dos povoados Várzea-Verde, Mundo Novo, Sibalde, Riachão e localidades circunvizinhas.
IMG_20171209_194722376
Filhos
Comunidade  Netos e sobrinhos

Realização: Jailson da Hora e Família.
Organização: Família Hora.
Apoio: Comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário