terça-feira, 14 de novembro de 2017

LITERATURA JAPARATUBENSE: Por que não tem uma academia de letras?

escritor


Celeiro da Cultura Sergipana?

Japaratuba é divulgada como berço de grandes artistas e poetas, notadamente o celeiro da cultura sergipana através de dois expoentes a nível nacional e internacional como o poeta Garcia Rosa e o artista plástico Arthur Bispo do Rosário. Mas, quando se parte para registros e a identidade cultural, a arte ainda está no anonimato. Enquanto outras cidades de menor arrecadação ou sem o status de cidade cultural tem sua academia de letras e seus escritores reconhecidos e incentivados em eventos como a Bienal de Itabaiana, Japaratuba padece no esquecimento.

Criação de um grupo de artistas

Ora, a única válvula de escape da produção estimulada é o Festival de Poesias Falada realizado anualmente. No mais, a difusão cultural das letras e do livro está à mercê da desorganização e da falta de participação dos seus adeptos, como se pode notar a tentativa frustrada de alguns ativistas sócio-culturais que na tentativa de criar um grupo que dê representatividade à arte local, principalmente, a literatura, vem se arrastando a anos.

Ódio político como divisor do “reino”

É bíblico, todo reino dividido contra si mesmo será arruinado. Usando o lugar comum: “é público e notório”, todos sabem que, principalmente em Japaratuba, a preferência política fala mais alto na hora de se formar um grupo coeso de amantes da literatura. Por conta desse fato, os avanços na área são frutos de sonhos “individuais” e de iniciativas privadas de seus idealizadores que investem “sem retorno financeiro” apenas a realização pessoal de ver o seu trabalho publicado.

A editora e seus livros

Em 2014 foi criada a primeira editora de Japaratuba e, consequentemente, a adesão ao evento foi ignorada pela maioria dos poetas que não perceberam o avanço para a difusão cultural do livro em Japaratuba. Há quem diga que o seu principal escritor e editor só fale da editora e de seus livros, mas, e de que outro assunto pode tratar quando a coletividade não participa, tampouco propõem e realizam algo novo?

E a academia tão cedo não nascerá no horizonte japaratubense

Espera-se que alguém da elite literária de Japaratuba (temos alguns que se autopromoveram e outros que o boca-boca revelaram) se levante e realize tal façanha. Por enquanto, preferimos sonhar que um dia Japaratuba terá sua própria Academia de Letras, até que alguém prove o contrário.

Um comentário:

  1. Prezado Amigo Flavio, por que você não funda uma Arcádia Literária aí em Japaratina? Se houver interesse podemos conversar.

    ResponderExcluir