quarta-feira, 15 de novembro de 2017

15 DE NOVEMBRO: Primeiro o interesse das elites

15

Você sabe o que significou a Proclamação da República?

Foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II.
Mas, será que foi a primeira vez que se buscou a república? Não, existiram outras como a Inconfidência Mineira, Revolução Pernambucana, Confederação do Equador, Revolução Farroupilha, entre outros. Mas, esse de 15 de Novembro foi o único efetivamente bem sucedido, porque o interesse principal foram das elites nacionais e regionais. Os anteriores tinham apoio só de pessoas do povo e de movimentos sociais. Será que no 15 de Novembro foram defendidos os interesses populares?

Democracia representativa não atende aos anseios populares

A democracia representativa é uma forma de governo onde os donos dos meios de produção e do poder aquisitivo consegue manipular a massa desinformada e controlar o consumo de produtos e de ideologias. Sendo assim, a corrupção acaba se instalando em troca de interesses particulares, uma vez que o voto da população não é uma escolha que corresponde aos anseios da população, tampouco às reivindicações dos movimentos sociais.

Se estamos representados, por que achar ruim uma decisão política?

Supõe-se que uma decisão política através de leis que regem a democracia refletem a vontade popular, pois, os representantes constituídos foram eleitos pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário