sexta-feira, 21 de outubro de 2016

JAILSON DA HORA: 60 anos de história em Japaratuba

Parabéns, Mestre Jailson

60 anos do Mestre do Pífano de Encruzilhadas

Jailson do Pífano, Seu Jailson, como é mais conhecido, nasceu no Povoado Encruzilhadas, Japaratuba SE, no dia 21 de Outubro de 1956. Filho de Aguinaldo Pereira dos Santos e de Josefa da Hora de Jesus, ingressou ainda com 8 anos de idade nas festividades do padroeiro do seu povoado, em meados dos anos 60, como tocador de pífano, caixa e zabumba, os três principais instrumentos para a formação do terno de zabumba.

Filho de agricultores, sua família é oriunda de povos ribeirinhos do Rio Poxim que banha aquela região. Jailson tornou-se conhecido com seu som moderno e mais arrojado em toda a região onde a Banda de Pífanos animava festas e novenas como a de Santo Antônio, no sítio Varginha, em Encruzilhadas; de Santa Luzia, nos Possões e de Nossa Senhora aparecida, na Pirunga. Além das festas nas casas de Dona Adília, em Várzea-Verde, Antônio do Ouro, Zé Salú e Humberto do Giral, no Sibalde, dentre outros.

Jailson também foi líder esportivo nos anos 70 e 80, onde após o casamento em 1980 com a Professora Maria Pereira de Jesus ingressou no comércio de bebidas, secos e molhados no povoado Encruzilhadas, além da participação em movimentos políticos e sociais no fim da ditadura militar.

Em 1993, passou a residir na sede do município, no bairro Rodagem, onde também instalou um comércio. Dez anos depois se filiou no PTC, aonde veio a concorrer às eleições de 2004 e, em 2008 pelo PSDC.

Em 2005 instalou comércio em Várzea-Verde, estendendo em 2006 para o povoado Sibalde numa tentativa de movimentar a renda local. Sendo o auge no ano de 2006, onde as principais usinas da região detinham grande mão-de-obra empregada naquela região.

Com o enfraquecimento do comércio, em Abril de 2010, encerrou suas atividades comerciais para entrar no MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, onde ficou até Agosto do ano seguinte, voltando ao comércio em Várzea-Verde ainda em 2011 onde está até hoje.

De lá para cá, vem resistindo em sua luta como músico e comerciante no sonho de dias melhores para a sua terra natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário