sábado, 11 de junho de 2016

JAPARATUBENSE GANHA FESTIVAL DE POESIAS FALADA DE JAPARATUBA 2016

 

IMG_20160610_232021273

Realizado no último dia 10 de Junho de 2016, revela poeta Japaratubense “Pepeu” como vencedor absoluto (1º lugar, melhor texto e melhor intérprete).

RESULTADO:

1º LUGAR: Mutação Cibernética  - Peregrino da Arte (Périclys da Rocha Santos) – JAPARATUBA

2º LUGAR: Livre – Seu Rina (José Edson Souza Carvalho) – ESTÂNCIA

3º LUGAR: Pescando Entrelinhas – Ojuara (Luiz Fernando Santos Araújo) – JAPARATUBA

4º LUGAR: Enigma – O Caçador de Estrelas (Darquiran Costa) – JAPARATUBA

5º LUGAR: A Última Lágrima de Lampião – El Sonãdor (Danilo dos Santos Rabelo) – N S SOCORRO

MELHOR TEXTO: Mutação Cibernética  - Peregrino da Arte (Périclys da Rocha Santos) – JAPARATUBA

MELHOR INTÉRPRETE: Peregrino da Arte (Périclys da Rocha Santos) – JAPARATUBA

 

Sobre O EVENTO

Embora muito bem planejado e idealizado pelos representantes da gestão de cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, nos quesitos edital e o projeto em si, a Prefeitura de Japaratuba deixou muito a desejar em estrutura e em recepção dos artistas que declamaram seus poemas.

Não querendo apontar culpados por alguns fracassos, falhas entre os setores da administração que deveriam trabalhar em conjunto, acabou atrasando o início das apresentações, causando nervosismo e estresse nos primeiros poetas e intérpretes da noite.

Sobre a Homenageada

IMG_20160610_232131952

Conforme lista de possíveis homenageados, e considerando que o executivo municipal seria o último a bater o martelo, merecidamente o nome de Maria de Lourdes Horta Melo foi o escolhido para condecorar a premiação do banquete literário de 2016.

Lourdinha Horta nasceu em Propriá, mas, acompanha com a família as festas tradicionais de Japaratuba desde criança, como Festa da Cabacinha, apresentação do Reisado, Pastoril, Chegança Guerreiro e Maracatu. É formada em Turismo e Pós Graduada em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais.

Atualmente, estuda como unir as mídia e as redes sociais, os grandes meios de comunicação do nosso tempo, em um movimento em prol da nossa cultura, da história do nosso povo.

Sobre o Ganhador

Filho de Pedro da Cultura, ex-vereador do município, Périclys segue uma trajetória vitoriosa em festivais e concursos de poesia dentro e fora do seu município de origem:

2009- quinto colocado
2010- terceiro colocado
2011- Campeão, melhor intérprete, melhor produção cênica, melhor júri popular.
2012- campeão, melhor interpretação, melhor produção, melhor júri popular.
2013- ESTAVA EM MACEIÓ
2014- vice campeão, melhor produção.
2015 - vice campeão,  melhor intérprete.
2016 - CAMPEÃO, melhor intérprete, melhor texto.

4 comentários:

  1. Só que na minha opinião, ainda prevaleceu a caracterização devido ao travestismo robótico, indumentária esta que ascendeu as expectativas do pequeno público ali presente influenciando talvez a opinião dos jurados fazendo deste o ganhador absoluto do festival. Com suas próprias palavras ele definiu assim "Sou ator,gosto de teatro e representar é minha arte". Então nós poetas das letras não temos como competir com um semi profissional das artes de encenação textual.

    ResponderExcluir
  2. Só que na minha opinião, ainda prevaleceu a caracterização devido ao travestismo robótico, indumentária esta que ascendeu as expectativas do pequeno público ali presente influenciando talvez a opinião dos jurados fazendo deste o ganhador absoluto do festival. Com suas próprias palavras ele definiu assim "Sou ator,gosto de teatro e representar é minha arte". Então nós poetas das letras não temos como competir com um semi profissional das artes de encenação textual.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, caro poeta. Independente do talento dele como ator e como poeta, o formato do festival e a visão dos jurados é que não condiz com nossas expectativas sobre poesia. O que podemos fazer é, os artistas unidos, criar seu próprio concurso de poesia. Infelizmente, não temos uma classe unida!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, caro poeta. Independente do talento dele como ator e como poeta, o formato do festival e a visão dos jurados é que não condiz com nossas expectativas sobre poesia. O que podemos fazer é, os artistas unidos, criar seu próprio concurso de poesia. Infelizmente, não temos uma classe unida!

    ResponderExcluir