terça-feira, 8 de abril de 2014

FESTIVAL DE POESIA FALADA DE JAPARATUBA–18ª Edição– POESIA OU TEATRO?

 

TeatroEncenação em detrimento do texto poético

FESTIVAL DE POESIA FALADA DE JAPARATUBA–18ª Edição

Por Universo Originalista

Inscrições seguem até dia 14 de Abril

São quase duas décadas de festival, que recebe o nome de "Garcia Rosa" e, esse ano irá homenagear uma das figuras icônicas e importantíssima para o nosso município, o camarada Gilberto dos Santos.
Foram muitos erros e críticas à formatação do evento ao longo das edições anteriores e, apesar de reformulado esse ano, ainda deixa muito a desejar, principalmente na deficiência do órgão responsável pelo evento que apesar da burocracia do sistema, peca na comunicação formal e oficial do setor.
E a deficiência não está só na divulgação, mas na cultura poética que concebe o festival como tal em detrimento do fazer poético como cerne do concurso.
Sobremaneira, ao se submeter a um julgamento onde a corte sequer tem ideia da melhor poesia, tampouco conhece com maestria e experiência a arte poética, o artista/poeta está colocando sua obra e se estilo à prova, podendo ascender ou sair de cena sem o devido reconhecimento.
Está na natureza intrínseca do festival que a "melhor poesia" sempre foi a suposta melhor encenação/interpretação, pois os jurados não tiveram uma pré-apreciação para poder emitir a sua nota sobre o texto como faz um crítico literário sem antes mesmo assistir à leitura (agora pode ler) ou à declamação.
E, declamar aqui é apenas uma característica do poeta, mas encenar e interpretar é característica do festival que todos conhecem e nunca houve premiação que contemplasse cada modalidade com poesias diferentes, sempre coincidem e estão intimamente ligados.
De que adianta ler, se vão olhar mais para o intérprete e, sabemos que há bons e que reconhecidamente o público assim o classificam. É um tapa na cara de artistas reconhecidos, inclusive "perder" para aqueles que se inscrevem só para concorrer às premiações, sem estilo nem vida de poeta.
Mesmo assim o festival é importante? É. O órgão competente se esforça e tenta prestar um bom serviço, mas ainda não se chegou a uma definição se é Poesia Falada ou uma produção teatral à partir dos textos poéticos!

Publicado em Universo Originalista, 08/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário