segunda-feira, 17 de março de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre o segundo livro do Escritor Japaratubense

 

Sintese_Lit1Capa e trechos do livro

SÍNTESE LITERÁRIA é um nome genérico resultado do estudo da literatura contemporânea. Como todo movimento estilístico, é sempre uma reação ao anterior. Quem leu o primeiro livro Poesia do Novo Tempo já está familiarizado com o estilo de F. J. Hora, pois, este foi uma preparação para o segundo livo.

O Originalismo Como Arte no Século XXI, subtítulo do mesmo livro em questão é o aprofundamento do estudo da arte e seus precursores e difusores. Atualmente, estamos vivendo um processo desaculturação, estimulados pela indústria cultural de massa com a inserção de novas atrações e entretenimento que estão enterrando um passado sólido em detrimento de um presente e futuros descartáveis.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Quando foi escrita?

Em 2004, período de efervescência de ideias e surgimento de Sílvio Locato (heterónimo de F. J. Hora) como entidade literária.

2. Qual o tema principal e demais assuntos da obra?

Síntese Literária começa com apresentação do estilo literário de Sílvio Locato e o do próprio F. J. Hora, portanto vanguardista e com temas atuais para reflexão. O tema principal é o Amor (Natureza Intrínseca de Deus), o modelo de vida proposto por Sílvio (Estado Natural) e a Teoria Originalista com a corrente de elaboração ou arrumação artística do pensamento. Em fim, a obra descreve o processo de definição de uma nova escola literária com base em temas como o amor, a poesia, filosofia e arte em geral, enfatizando o conceito que temos sobre os assuntos e temas atuais.

3. O que é heteronímia?

Heteronímia é o processo de desenvolvimento da personalidade no qual o autor cria novos autores, diferentes do seu estilo, ou seja, o personagem adquire biografia e personalidade proprias, inclusive podendo ter estilo diferente do ortònimo (o próprio autor – ele-mesmo)!

4.  Tem poesias na obra?

Sim, algumas como exemplo do tema abordado e no fim um pequeno apanhado para exemplicar os assuntos abordados. Mas, a obra é eminentemente prosaica, com abordagem literária e científica.

5. Quem é o autor do livro?

É o próprio F. J. Hora, apesar de focar a maior parte da obra nas ideias de Sílvio Locato. Este último é mais abrangente, pois o Originalismo é a corrente filosófica e artística e o Pensadorismo uma vertente literária ou a expressão poética do Originalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário