quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hélio Sobral toma posse como prefeito de Japaratuba


Durante Sessão Ordinária, novo gestor do município se comprometeu a dar continuidade aos projetos de Padre Geraldo

Posse de Hélio SobralFoto: Divulgação PMJ


Na noite da última terça-feira (4), a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, teve sua pauta suspensa por um motivo, até então, jamais vivenciado na cidade: a posse de um novo prefeito em meio à gestão.
Após receber um ofício do Executivo, anexo ao atestado de óbito, documentando o falecimento do gestor Gerard Lothaire Jules Olivier, popularmente conhecido como padre Geraldo, o presidente da Casa, Luciano Acciole, convocou os demais edis para declarar a vacância do cargo ocupado por Gerard, em face de sua morte, e empossar o vice, Hélio Sobral Leite, como novo prefeito.
De acordo com Luciano Acciole, foi com muito pesar que os vereadores de Japaratuba cumpriram com o determina a Lei Orgânica Municipal, no mesmo dia em que ocorreu o sepultamento do Padre Geraldo. “A lei é clara. Japaratuba não poderia ficar sem um prefeito por mais de 48h”, afirmou o presidente da Câmara, completando.
“Durante o velório do nosso querido Gerard, fui procurado pelo juiz desta comarca. Em conversa, ele me disse que a responsabilidade era dos vereadores, lembrando que a cidade não poderia ficar sem uma pessoa oficial, para responder pelo município. Nos reunimos e optamos por não deixar completar às 48h, uma vez que isso abriria portas para vários questionamentos. Mesmo em um momento difícil, não podemos deixar de cumprir com o nosso papel”, enfatizou Luciano.
Posse - Convidando Hélio Sobral para sentar-se na bancada, o presidente deu início aos trabalhos, lendo o termo de posse e dando ao vice-prefeito o direito de administrar o município. Na sequência, o novo gestor assinou o termo e fez o juramento. Bastante emocionado, Hélio começou seu discurso pedindo um minuto de silêncio em sufrágio à alma de Gerard. Em seguida, o prefeito falou de sua tristeza em assumir o comando da prefeitura nestas condições.
“Gerard era um grande amigo. Comecei a ser administrador no ano de 1993, com a ajuda dele. Hoje, após 20 anos assumo novamente a prefeitura desta cidade pelas mãos daquele grande homem. É uma data difícil, porque nunca me passou pela cabeça voltar à administração desse município em tal situação. Planejávamos que Gerard chegasse ao final deste mandato e só então na próxima disputa eleitoral, com a nossa vitória, eu viesse a assumir. Infelizmente, Deus não quis assim”, disse Hélio com a voz embargada.
Na oportunidade, o novo prefeito se comprometeu a dar continuidade a todos os projetos do padre Geraldo. “Assumo uma grande carga, mas vou conduzi-la como ele gostaria que fosse. Seu desejo de realizar um trabalho voltado aos mais necessitados será cumprido. Não mudarei um só milímetro do projeto que foi construído por ele, junto às lideranças do partido, seis meses antes do início da campanha. padre Geraldo se orgulhará desta gestão, onde quer que ele esteja”, assegurou Hélio.
Hélio Sobral aproveitou o momento para também suspender as festividades alusivas à Emancipação Política de Japaratuba. “Nossa cidade está de luto. No dia 11 de junho celebraremos apenas uma Missa em Ação de Graças pela emancipação do nosso município. Não estamos em clima de festejos. Nesta posse mesmo, não haverá nada, além da assinatura do termo de posse”, frisou.
Homenagens – Ao final do discurso do novo prefeito de Japaratuba, o presidente da Casa abriu a fala para os vereadores do município. Todos os presentes – aliados e oposição – utilizaram seus espaços para homenagear o padre Geraldo, a exemplo do vereador Rui Brandão. “Durante quatro anos, várias pessoas foram à minha casa para pedir ajuda financeira. E em seis meses de administração de Gerard, esse número caiu para zero. Ele era um homem abençoado, que deixava de olhar para si, para ajudar o próximo. Esperamos que Hélio dê prosseguimento a esse belo trabalho”, destacou Rui.
A Sessão Ordinária em que Hélio tomou posse como prefeito de Japaratuba contou com a presença da população, secretários municipais, familiares do novo prefeito, amigos e servidores municipais.

Por Prefeitura de Japaratuba (ASCOM/PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário