sábado, 27 de abril de 2013

POETAS JAPARATUBENSES SÃO PREMIADOS NO XVII FESTIVAL DE POESIA FALADA DE JAPARATUBA

Primeiro poema da noite: CANTO DA NOVA IDADE de F. J. Hora 

MELHOR POESIA:

1º LUGAR: Última Faixa do Pulsar…;
2º LUGAR: TOQUE;
3º LUGAR: Clamor do Sertanejo
MELHOR CENÁRIO: Última Faixa do Pulsar…;
MELHOR INTÉRPRETE: Sones Alberto.
Mais uma vez Sones Alberto com seus cenários e sua interpretação cênica, vence as três categorias. O poeta Darquiran Costa traz o poema sobre a realidade da internet e das redes sociais. E, o poeta popular e cordelista Ivanildo Souza de Jesus, o Balia,  fala da seca, como tema ímpar e natural do cantador nordestino.

DA ORGANIZAÇÃO DO  EVENTO

Apesar do esforço, apoio e dedicação do Secretário Adjunto Zailton Ferreira, faltou mais empenho e força de vontade dos demais setores em prestigiar algo que é genuinamente japaratubense – a cultura poética e intelectual da nossa cidade. Sem ampla divulgação, diga-se de passagem, não foi divulgado a lista de classificados, nem a ordem de apresentação no palco, tampouco os critérios de avaliação! Foram 12 poemas classificados e, isso significa que muitos outros artistas ficaram de fora…!

DO EVENTO

A ordem de apresentação dos trabalhos é sempre a tradicional por ordem alfabética e a estratégia de marketing de poetas que intitulam seus trabalhos com a primeira letra sendo uma das últimas do alfabeto.
PONTO A MAIS: As primeiras apresentações seguiram com escassez de público. Inclusive, a última apresentação, a ganhadora do festival, teve texto introdutório, onde foram explicitadas para os presentes o significado do poema, uma homenagem a uma figura querida de nossa terra que já partiu. Essa leitura inicial preparou o público para a encenação que, em delírio, vibraram com a atuação de Sones Alberto…

ANÁLISE

Há que se deixar claro que não obra de arte melhor do que a outra. O evento é que tem que ter em seu regulamento definido quais os critérios para a seleção, classificação que permitirá chegar ao quociente final “melhor poesia”, isso antes mesmo das apresentações. Pois poesia é poesia e dramatização poética é teatro. Houve, sim, favoritismo ao vencedor do Festival – foi preparado o público e o jurados sobre de que se tratava a obra, ou seja, não deixou ela falar por si própria. E o povo não é surdo, nem bobo, para dizer que não ouviu quando se falou que Sones Alberto é artista premiado em outros estados, como Alagoas, por exemplo!

APRENDIZADO

Nada acontece por acaso. Uma porta se fecha aqui, outra se abre ali. Os artistas estão todos de parabéns! Apresentaram seu trabalho da melhor forma possível. Acredito nos poetas que escrevem com a alma, que fazem da arte o seu alimento e, não os “poetas de festivais” que escolhem, ora como atores, encantam o público, ora se perdem em suas palavras em verso e não poesia.

AGRADECIMENTOS 

Escritor agradece: "Aos meus pais, irmãos e amigosAos poetas Ivanildo Souza de Jesus, Antonio Glauber Ferreira e Darquiran Costa pela amizade e incentivo. Ao Secretário Adjunto de Cultura pelo apoio na divulgação do livro Poesia do Novo Tempo e cordenação do evento. Ao Vice-Prefeito Hélio Sobral Leite, o Sec. de Educação Davi, o Sec-chefe de gabinete Waltinho"

[Atualizado] Notícia de Fraude: OBRA DE ARTISTA SERGIPANO É PLAGIADA PELO VENCEDOR DO FESTIVAL 

O poeta Bertonacy, nome que consta no livreto distribuido pela Secretaria Municpal de Cultura de Japaratuba, foi aclamado vencedor pela soberania do juri do evento XVII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa, de Japarattuba – SE. Dias depois descobriu-se que ele usou parte de texto, sem autorização e sem menção do autor da obra, o poeta Ivilmar Gonçalves (in memorian), já conhecido do público em edições anteriores do evento! E mais, o autor de ÚLTIMA FAIXA DO PULSAR… também venceu nas modalidades Melhor Cenário e Melhor Intérprete tamanha foi a preparação psicológica para a apresentação com suposta homenagem ao conterrâneo Jofre.
A notícia foi veiculada nas redes sociais e jornais de circulação na região, logo após houve denúncia ao órgão responsável pelo evento, uma vez que a prova é um dos livretos de edições anteriores do festival de poesias, e, a sociedade aguarda o desfecho dessa história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário