terça-feira, 30 de abril de 2013

O POVO, SUAS PAIXÕES E CONTRIBUIÇÃO PARA A SITUAÇÃO ATUAL

 

INDIFERENÇA NA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

O pobre que tem que trabalhar na roça ou vender sua mão-de-obra se orgulha e diz que não precisa do governo ou dos "políticos" (vulgo dos ocupantes de cargos eletivos)... Fica assombrado e cabisbaixo diante das autoridades (prefeito, governador, deputado, etc!), sem protestar, sem se dar valor. Diz logo que é gente pequena.
Sente-se fraco quando é obrigado a ir ás urnas votar nos mesmos que se revezam no poder - perpetuando assim aqueles do qual ele acha não precisar, não sabendo que o que sustenta o governo são os tributos pagos por ele através do seu trabalho. A mercadoria que ele compra na bodega ou no mercadinho está recheada de impostos que o consumidor paga. Esquece também que seu terreno na zona rural paga ITR e, se morar na cidade, paga IPTU. Se possuir veículo terá de pedir licença todos os anos para trafegar nas vias públicas.
Deixam de participar das sessões na câmara, não procuram saber quem aprovou leis de aumento de impostos e criou leis que dificultam a vida do brasileiro. Claro, os demais foram calados por uma cesta básica ou um outro "benefício" quando dado por um "político bonzinho"!
Ai, fica fácil se disseminar a corrupção e a exploração dos recursos públicos, uma vez que os donos não estão sabendo o que possuem, nem se acham no direito de exigir a posse/retorno do que ele paga para a manutenção da nação.
É assim que involutariamente ou inconscientemente ou coniventemente assinamos procurações e damos cheque em branco para que façam o que quiserem com o nosso patrimônio e pratiquem desfalques em nossa propriedade.

GRUPOS POLÍTICOS

Não vejo nada de bom em bandeira diferenciada. Claro, a não ser divergência ideológica e não interesses particulares. Esse acirramento só serve para enaltecer e privilegiar um grupo de pessoas e não o povo. O fato novo quando passa a ser comum, vira normal e aceitável e com isso, as regras do jogo mudam. Ruim com ele, pior sem ele. E, o mundo tão grande, fica pequeno... pois, entre tantos dispostos a realizar, não se encontra outro!
Não, só há esses caminhos que já sabemos aonde chegaremos - mas, há o orgulho e soberba de passar por cima dos "adversários", de ostentar poder e mostrar que é capaz. Enquanto discutem quem va comer a pizza, o oportunista vai e come... E ai, a pizza já foi comida e quem vai pagar? Vai pra galera, tanta gente reunida para manter essa cultura que nem notam a sua parcela retirada.
Por causa disso, tentam perpetuar a sua marca, apagando a do outro, que pode reacender e assim, fica nesse jogo de conquistas e perdas - períodos de "vacas gordas" e "período de vacas magras", ordenhando até a exaustão suas tetas.
As bandeiras no período de chuvas se preparam para longas estiagens, enquanto que os asteadores sofrem com secas e enchentes, pois aprenderam a esperar pelas datas especiais, novas comemorações, abandonando as festas dos seus ancestrais.
Sinceramente, existem dois caminhos na vida. Um certo e outro errado. O certo continua sendo um só, mas o errado se divide em inúmeros e é o que mais suscita seguidores, admiradores e fanáticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário