segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PROJETO RONDON SE DESPEDE DE JAPARATUBA

 

(Foto: Divulgação Prefeitura)

Após 13 dias desenvolvendo diversas atividades com os japaratubenses, visando o incremento qualitativo das condições de vida e bem-estar da população, 20 dos 400 estudantes universitários que integraram a operação “São Francisco” do projeto Rondon, em Alagoas e Sergipe, se despediram de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju.

O encerramento das atividades aconteceu na noite de sábado, 2, na Praça da Matriz do município e contou com a participação de tradicionais grupos folclóricos, secretários municipais, de moradores que acompanharam as ações do projeto Rondon na cidade, e do prefeito, Padre Geraldo.

Fazendo uma avaliação dos trabalhos que foram realizados em Japaratuba, o professor da Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (FAE), Marco Pedroso afirmou que a operação se resume a uma palavra: sensacional. “Isso se deve ao fato de toda a comunidade ter abraçado a ideia do projeto, porque não adiantava a gente criar as oficinas se a população não participasse”, celebrou.

“O carinho que o povo de Japaratuba teve com o projeto Rondon foi muito grande. Só temos a agradecer. Quero destacar que sem o apoio da prefeitura não seria possível realizaras ações, então, tanto as lideranças dos povoados quanto à liderança maior, o nosso muito obrigado. Tivemos uma verdadeira lição de vida e podemos dizer que mais aprendemos do que ensinamos”, contemplou Marco.

E para que as atividades obtivessem tamanho êxito, o professor explica que foi preciso adequá-las às necessidades do município. “Planejamos algo e depois mudamos de estratégia porque foram situações apresentadas pela própria comunidade, como no caso das oficinas de inglês e informática”, relatou.

“Já a oficina de cabacinhas, outra novidade, foi inserida para despertar o lado empreendedor da população, já que é um artefato produzido em função de uma festa e ninguém conhece lá fora. A não bolinha de água é tão interessante que pensamos: seria uma boa ideia unir a tradição a uma lembrança”, justificou o professor da FAE.

Comemoração

Para os rondonistas que participaram da ação, todos os resultados obtidos são motivos de celebração. “O saldo foi 100% positivo. Conseguimos desenvolver muitas ações, que nos deixa orgulhosos. Eu gostaria muito de participar novamente, mas infelizmente, só é possível se inserir uma vez. Japaratuba nos deu um banho de cultura. Foi maravilhoso”, enfatizou Franciele Oliveira, estudante do curso de biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Seu parceiro de faculdade e de projeto, César Lima,também comemora o sucesso das ações em Japaratuba. “Nós conseguimos identificar as necessidades da população, mesmo sendo bastante diferente da realidade que enfrentamos dia-a-dia. A comunidade nos recebeu de braços abertos e isso facilitou nosso trabalho. Posso dizer que o projeto Rondon é um marco na minha vida”, ressaltou.

Para o prefeito padre Geraldo, as sementes que foram plantadas pelos rondonistas, serão cultivadas pela população. “Ao japaratubenses saberão utilizar cada ensinamento, buscando um futuro próspero, assim como o de cada estudante que participou do projeto Rondon. É chegado o momento da despesa, mas temos certeza de que as sementas foram plantadas e surgirão novas lideranças em nossa cidade. Levem com vocês o nosso muito obrigado”, agradeceu o prefeito.

Fonte: Ascom Prefeitura de Japaratuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário