segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FALTA DE ÁGUA EM VÁRZEA-VERDE: Um problema antigo...



Atualizado


Em Fevereiro de 2005, o Sr. Jailson da Hora, a pedido de moradores e amigos, instalou um comércio como solução para a falta de opção de preços e mercadorias acessíveis. De lá para cá, o fato não é estranho: mesmo que os dirigentes do poder público digam em alto e bom som que o povoado tem "água encanada", a comunidade sofre constantes crises de abastecimento de água.
Os que se dizem líderes locais perante a administração se utiliza do fato para se promover politicamente com a ações paliativas. Não é caso do Sr. Jailson que procura soluções definitivas para o problema. Quando se encontra alguma gota d'água nas torneiras, é de forma racionada. 
No início desse ano houve uma crise de abastecimento onde o povoado passou mais de duas semanas sem água, mesmo abastecida esporadicamente por um carro pipa. Agora, desde 30 de Outubro que o povoado está sem  a água, mesmo racionada. Como solução já foi proposto pelo Sr. Jailson uma mobilização para que a DESO tomasse conta do sistema de abastecimento de água.
Problemas culturais e estruturais no povoado impedem o crescimento. Para não ter que pagar a conta de água a maioria dos moradores preferem ficar sem, com provimento escasso e insuficiente. Decisões como a proposta foi tomada em outros povoados como o vizinho Sibalde e o problema foi resolvido. Só para ilustrar alguns moradores tentaram rasgar o documento que recolhia as assinaturas para a ação. 

A atitude da população deixa a entender que a falta de água é uma questão banal. Nos últimos sete anos o povoado sofre e apesar das reclamações, os mesmos que reclamam são os primeiros a resistir a qualquer movimento que mude a forma como o abastecimento é feito, inclusive sobre o motivo da falta definitiva, já que acontece de forma racionada.

ATUALIZAÇÃO: Na última sexta-feira (09/11/2012), segundo informações de moradores, a bomba "nova" foi instalada e o abastecimento, mesmo racionado, foi restabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário