sábado, 9 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DO EXPOSITOR DA POESIA SERGIPANA


 XVI FESTIVAL DE POESIA FALADA POETA GARCIA ROSA - Japaratuba-SE


  
ANÁLISE CRÍTICA (Vários estilos) 

Todos os poetas e poetisas estão de parabéns, entre perder e ganhar o melhor num é nem participar, é divulgar... O que dizer daqueles que vivem a escrever como se a pena fosse a primeira saída? 16 anos de Festival, mais de 14 de poesia, não uma por ano (...de escrever para festivais), mas várias que se enlaçam e enchem o coração preenchendo as páginas do livro que poucos querem ler!
Vi, pela primeira vez, um mundo escondido atrás dos holofotes, indecifrável, inerte, conivente...! Nessa novela onde o ator é mais importante que o personagem, temos que ter cuidado com a mídia que expõe a dramaturgia, pois o espectador  está extasiado perante um universo de desejos e aspirações inconscientes.
Não é só prefência pollítica, religiosa e futebolística que se não se discute; arte também não. Não cabe julgar qual a pior ou a melhor, pois os requisitos em questão fogem do mero ato de cantar...!
Dizem que quem ri por último, ri melhor! Mas, não é só isso. É preciso saber cantar...! E essa mania de ser  poesia tudo o que está escrito em verso é uma metáfora empírica. O modernismo desmontou esse perfil e jutou os pedaços da poética em versos livres, monossílábicos e bárbaros...!
Até parece que ontem foi o meu despertar poético... Saibam todos que esse meu cantar vem desde menino - cheio de quimeras e com um modelo de vida ideal, utópico, mas ciente de sua realidade perante o mundo cruel.
Foi preciso fazer parte para ter uma credencial maior ao falar de mim mesmo... Falar de poesia, dramaturgia, paixões populares. Cada poema (obra em verso) ora apresentados, ora lidos, ora declamados, ora interpretados, ou produções cênicas, diga-se de passagem, foram mercadorias do universo literário, cheio de artistas, poetas e poetisas.
Esse acontecimento, o êxtase dos que escrevem com a alma, é um documento histórico, testemunha de uma realidade nua e crua do qual cada um irá guardar como "o era para ser e não foi" e um "quase ser" o espírito para um dia após o outro...!



                                          1º Lugar - Clique na imagem para ampliar.


 
 ANÁLISE DOS RESULTADOS


És o mistério dos festivais... (Artes Cênicas). Essa fusão de Poesia com Artes Cênicas gera isso, o poema-status.

16º Concurso de Poesia Falada de Japaratuba

Com o objetivo de divulgar o potencial artístico e poético do povo japaratubense e cidades sergipanas, o governo de Japaratuba realiza mais uma edição do Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa. Na sua 16º edição o concurso de poesia já é uma referência no estado sergipano, pois proporciona o intercâmbio entre poetas do município e de outras cidades circunvizinhas.
Para o concurso Poesia Falada de Japaratuba Poeta Garcia Rosa, poderão participar todos os poetas sergipanos com uma, duas, ou até três poesias inéditas, Para o evento uma comissão escolherá os trabalhos concorrentes. Serão escolhidos 16 trabalhos que serão apresentados pelos seus autores e interpretes, onde um corpo de jurados escolherá os vencedores das categorias. Com mais de cinco mil reais em prêmios, além de troféus e medalhas, serão contemplados os cinco primeiros lugares,  como também o Melhor Interprete , Produção Cênica e Juri Popular.
por Secom/Japaratuba
O espírito do Festival foi cumprido!? - falar poesias...! 

 QUAL SERIA A CLASSIFICAÇÃO?POÉTICO-INTRÍNSECAMENTE FALANDO...!  

O 5º Lugar: REINVENÇÃO -  Escrever poesias é isso: reinventar, tornar novo o velho (eterna novidade)...;
O 4º Lugar: APELO -  A poesia, apesar dos festivais da vida (mercado), é uma peça rara, não há consumidores ávidos pela leitura, pela fruição;
O 3º Lugar: POETAR, SIMPLESMENTE POETAR - Não há mais nada além de poetar, cada coisa no seu lugar, cumprindo seu papel. O que vier fora disso não é legítimo;
O 2º Lugar: ETERNIDADE - O que é bom não se acaba... Não tem fim, a arte imortaliza...
O 1º Lugar: DE PAI PARA FILHO: DESDE 1912... - Um grande artista celebrado por seu centenário. A trajetória de um grandes nomes imortais.  É a reinvenção, apelo, simples poetar, eterno, de geração em geração.

E a Produção Cênica? OS ATORES DESSA NOVELA...

Melhor Cenário - DE PAI PARA FILHO: DESDE 1912... Trata-se de trazer para o palco todo a identidade de um povo, sem artificialismo, o mandacaru, a carqueja, a planta brava, a cabeça-de-frade... O grande sanfoneiro disse: 
"...Minha sanfona minha voz o meu baião
Este meu chapéu de couro e também o meu gibão
Vou juntar tudo dar de presente ao museu
É a hora do Adeus
De Luiz rei do baião"


Realmente, ficou tudo pro museu...

MELHOR INTÉRPRETE:  DAVI (Revelação) - Representou o espírito jovem de Luiz Gonzaga...
 
JÚRI POPULAR: Não se sabe ao certo, independente do divulgado como oficial, os olhares atentos ao público percebiam BIDU E DAVI... 

ESTE É APENAS UMA MERA ILUSTRAÇÃO SOBRE O QUE É O CENÁRIO ARTÍSTICO DE JAPARATUBA EM DIAS DE FESTIVAIS...!

Parabéns aos vencedores, confira aqui o resultado oficial





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário