quinta-feira, 20 de maio de 2010

Filme O Leitor






























Cenas do filme O Leitor

COMENTÁRIOS

Os leitores assiduos da Playboy viram a primeira foto mostrada na edição de Dezembro de 2009 e foram conferir o filme. Porém se depararam com cenas mais picantes e deram de cara com um drama ao invés de um filme erótico.
O filme mistura temas de interesse como um erotismo original, do envolvimento sexual sem complicações a não ser por se tratar de parceiros com diferença de idade evidente. No caso de Michael, esse caso lhe causou grande impacto na sua formação psico-social.
O filme O Leitor mexe com vários temas, apesar do objetivo central. Ela abre um leque sobre valores éticos e sociais. A iniciação literária dela é a iniciação sexul dele.
Na visão originalista o filme, baseado no romance homônimo, é bastante verossímil - trata-se de um romance psicológico.

Sobre o filme:

Leitura e sexo. Um filme para assistir e refletir. Sim, ele nos atiça o desejo ardente com as cenas marcantes da iniciação sexual de um jovem de apenas 15 anos e uma mulher misteriosa, mas apaixonante.
Traumas e nada mais. Esse é o tema do filme. A promoção no emprego traria à tona um segredo seu e por isso ela o abandona. E o garoto, sofreu a desengano em plena mocidade, e quando o passado ressurge ele se vê dividido entre dois pilares: ajudar aquela mulher ou ignorar como no passado, onde os alemães assistiram sem ação ao holocausto.
E ai estão as perguntas: até onde a verdade dói? Ignorar o passado é uma maneira de sofrer menos...? Por que ele não revelou que sua ex-praceira sexual era analfabeta? Isso a livraria da condenação... mas, ela mesma preferiu confessar ao invés de falar a verdade. Uma simples atitude mudaria todo o curso da história. Por que ela era analfabeta? E que motivos ela teria para não revelar? Michael ficou dividido entre os limtes da culpa e o perdão...
Michael foi conivente com a situação, assim como os alemães foram coniventes com os acontecimentos nos campos de concentração alemã? O que o passado o ensinou foi a não reagir como se aquilo fosse além das suas forças... Ou por vergonha ou seja qual for o sentimento, a atitude de ambos nos fazem refletir sobre os valores de um povo no cenário mundial do pós-guerra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário