segunda-feira, 26 de outubro de 2009

29 anos em busca de um ideal

O Dilema da Organização

Pairando num poleiro, estavam as pessoas maravilhadas com o pouco sob a lupa da ambição, inveja e desentendimento. A obra faraônica do fracasso e a falsa prosperidade de um negócio mal começado, mal-administrado...
Um homem e seus ideais, sacrificando a sua paz por momentos de ilusão da sobrevivência, escondido por trás de um inexperiente impulsivo que idealizava um mundo impossível, utópico... Era a escalada da derrota, do fim de uma batalha, mesmo que a guerra estivesse só começando!
Festas por conta do negócio, para pagar não sei quando. Vendia-se não sei o quê, nem como! Estava tudo ao léo, entrava muito dinheiro, mas muito prejuízo... Daí surgia clientes não sei de onde que traziam recados não sei de quem para ninguém pagar...!
Quando de frente á comunidade o desinteresse e a desorganização tomaram conta do negócio, foi cavado um poço cada vez mais fundo... Era inevitável o fim, pois, as atitudes de quem tratava do público afastavam a todos cada vez mais.
E perguntavam-se: quem é ele? Está se achando demais? E diziam: eu não aceito! Se for assim eu não quero!
E de repente tudo mudou. As festas se acabaram, os bebedores pararam de beber, os clientes pararam de comer, os devedores não pagaram suas dívidas, o dono da casa queria de volta, o horário do funcionário havia vencido e o estabelecimento tinha que ser fechado...
Casa fechada, as despesas pagas mesmo assim. Mercadorias em falta, vencidas e em estado ruim. A poeira tomou conta do que antes a água inundou e o já era desorganizado, para ser organizado, fechado ficou!

Um comentário:

  1. Se não estou enganado, essa crônica que o nosso poeta maior publicou é uma versão irônica, mesmo que verídica, de um fato que marcou a sua vida e de seu pai.
    Quem conhece esse história irá entender. Trata-se, pelo que pude entender, da loja de Várzea-Verde ou de todo o JHS.
    Não sei se interpretei correto, mas as metáforas usadas são:
    "a lupa da ambição, inveja e desentendimento" - uma bodega era como se fosse um hipermercado;
    "inexperiente impulsivo que idealizava um mundo impossível, utópico" - O próprio Flávio aos 20 anos.
    " o desinteresse e a desorganização" - pessoa que administrava ou lidava direto com o público;

    ResponderExcluir